17:50

Capacete

Postado por Tio Beto

Item de fundamental importância na segurança do motoqueiro.
Dos anos 90 para cá houve uma maior conscientização por parte dos motoqueiros com relação ao uso obrigatório do capacete, se bem que ainda hoje há pessoas que discordam com absurdos argumentos que: atrapalha a visão, a respiração, provoca desespero etc...
Quando comecei a pilotar motos no fim dos anos 70, não havia uma obrigatoriedade do uso de capacetes, vivíamos em total liberdade, vento no rosto e total visão de tudo, mas vivíamos a mercê da sorte de termos nossa cabeça esmagada por um carro ou nosso rosto desfigurado pelo áspero asfalto.
Ai em virtude dos milhares de vitimas, a lei do uso obrigatório do capacete foi aprovada em todo território nacional, muita gente não gostou e torceu o nariz para um item de fundamental importância de segurança que já salvou muita gente da morte certa.
Hoje em dia temos capacetes de todas as marcas e formatos, uns maravilhosos com designes que impressionam e acabam se tornando o sonho de consumo pelo seu altíssimo valor, qualidade de material e principalmente a certeza de que em um acidente grave você sairá vivo.
Infelizmente a grande maioria ainda usa capacetes de menor valor inferior a tudo, viseiras que parecem um pequeno plástico, fibras que se quebram facilmente e um revestimento interno nada seguro.
Recentemente houve um acidente envolvendo 2 motos próximo a minha cidade onde ocorreram 3 vitimas fatais, fotos e reportagem neste link: http://www.maracajuspeed.com.br/?pag=ver_not&idNot=8699 , as 3 vitimas sofreram traumatismo craniano em virtude dos capacetes não agüentarem o impacto da batida.
Sabemos que um bom capacete custa caro, mas ai fica a pergunta, quanto vale sua vida?.

0 comentários:

Postar um comentário