17:45

Velas de Ignição

Postado por Tio Beto


Uma rápida explicação para que serve isso
vela de ignição é um dispositivo elétrico que se encaixa na cabeça do cilindro nos motores de combustão ela que vai e inflamar a mistura comprimida de ar e combustível por meio de uma faísca elétrica.
A vela recebe a voltagem de 20 ou 30 mil Volts da bobina, através do rotor do distribuidor que, devido à propriedade de continuidade de circulação da corrente nos circuitos indutivos, faz saltar uma faísca em sua ponta.
Como a ponta da vela está no interior da câmara de combustão, a faísca provoca a explosão da mistura ar e gasolina aspirada do carburador ou injeção eletrônica, o que provoca o afastamento do pistão e conseqüentemente movimenta o eixo-motriz.Com isso, temos dois tipos de velas em relação a sua gama ou índice térmico: as velas frias e as velas quentes.
Velas frias: Tem capacidade de maior dissipação de calor, o que favorece o funcionamento de motores com alta potência específica.
Velas quentes: Tem menor capacidade de dissipação de calor, o que favorece o funcionamento de motores com baixa potência específica.
O que diferencia uma vela quente de uma fria é o tamanho da superfície do seu isolador. Quanto maior for a superfície, mais quente é a vela, ou seja, maior a sua capacidade de reter calor. Para um melhor rendimento do motor e maior durabilidade dos componentes, sempre utilize a vela com gama ou índice térmico adequado para sua Moto.
Uma vela pode causar muita dor de cabeça se seu motor estiver desregulado, ou se seu carburador estiver com uma mistura muito rica, filtro de ar sujo, se seu afogador manual ficar puxado por muito tempo, uso de combustível fora das especificações (bom esse detalhe é um problema crônico diante da gasolina suja e misturada que nos é fornecida nos postos brasileiros), vela mal encaixada ou incorreta para seu motor, etc..., enfim são inúmeros problemas, sem contar ainda com os diagnósticos de mecânicos mau preparados nas oficinas por ai a fora.
Por fim verifique se seu motor esta em dia e se suas velas estão dentro das especificações do motor de sua Moto.

0 comentários:

Postar um comentário